A escolha do fornecedor para um bar ou restaurante pode ser o diferencial para quem quer ter sucesso com o negócio. Seu papel é estratégico, indo muito além da simples reposição do estoque. Entretanto, isso nem sempre fica muito claro. Afinal, na hora de escolher por preço ou qualidade, a coisa pode se tornar um desafio.
O que levar em conta na hora da escolha desse parceiro? Qual é o problema de focar apenas em um desses fatores? O que devemos esperar de um bom fornecedor? Neste post, você vai tirar suas dúvidas sobre o tema. Então, acompanhe!
Quais os fatores primordiais a se considerar na escolha do fornecedor?
No dia a dia do restaurante, a comida que chega ao cliente passou por toda a mágica do preparo na cozinha. Entretanto, se no início de tudo, lá no fornecedor, as coisas não acontecerem corretamente, a qualidade do prato será diretamente prejudicada.
Enzo Donna, fundador do DIEFS e especialista no assunto, conta que “em todo processo de compra, o primeiro filtro é qualidade”.
A qualidade dos alimentos
Um fornecedor de qualidade não é aquele que entrega o produto mais caro. Em relação a produtos distribuídos por marcas conhecidas, enxergar essa relação é um pouco mais fácil. Afinal, sabemos quais são as grandes referências da indústria alimentícia. Entretanto, o cenário é um pouco mais complicado na compra de carnes, por exemplo.
Imagine que você procura por peças de picanha e encontra duas opções: uma de 35 reais e outra de 25 reais. A diferença é significativa, mas traz consigo uma série de desconfianças. Qual é a procedência dessa peça mais barata? Por que ela está tão abaixo do preço? Será que é uma carga roubada? E será que é mesmo picanha ou outra carne misturada?
Esse tipo de situação realmente acontece. Por isso, é fundamental estabelecer seus critérios de qualidade para cada alimento. Como destacamos, isso não significa comprar o mais caro. Você pode escolher a carne entre duas ou três marcas de boa reputação, por exemplo, e então faz a comparação de preço.
O critério funciona como um “filtro”, explica Enzo. “Não é que a qualidade seja mais importante que o preço ou que o preço seja mais importante que a qualidade: um está atrelado ao outro; só vale a pena comprar o preço mais baixo se os produtos tiverem uma qualidade similar.”
Confiabilidade
Um fornecedor de confiança é fundamental no setor alimentício. Ele não deve simplesmente oferecer produtos, mas entender as suas necessidades e ajudar a solucioná-las. Voltando ao exemplo da carne, Enzo Donna aponta que “o distribuidor — quem vende, quem produz — tem que saber qual o conceito de qualidade do cliente“.
Em outras palavras, se você procura uma carne macia para as receitas que oferece no menu, é isso que ele deve entregar. Nesse sentido, Enzo explica que “o grande desafios de toda indústria alimentícia é conhece o conceito de qualidade do consumidor”.
Atendimento
O atendimento é parte do serviço e impacta de forma significativa o que o restaurante entrega para os clientes. Tendo a qualidade como primeiro filtro, a escolha depende então de outros fatores. Pouco adianta ter um fornecedor de qualidade com bons preços se ele não entrega no prazo que você precisa.
Na prática, esse critério de escolha influencia indiretamente na questão de preço ou qualidade. O fornecedor deve ser uma espécie de consultor, um parceiro que conhece as demandas do restaurante. O dono, por sua vez, deve saber expor suas necessidades.
“É muito importante”, esclarece Enzo Donna, “ter um conhecimento profundo sobre o seu negócio e sobre o seu público consumidor; essa é a chave de tudo”.
Quais são os impactos, então, de boas ou más decisões na hora da escolha?
Preço ou qualidade: como essa decisão impacta o seu restaurante?
Encontrar o equilíbrio entre preço e qualidade é a melhor forma de acertar a mão no serviço oferecido. Por mais que o custo esteja por trás das finanças do restaurante, ele nunca pode ser o único fator decisivo. Afinal, é a qualidade quem possibilita a entrega daquilo que o consumidor espera. Enzo explica bem essa relação.
“O cliente quer preço mais em conta, sim, mas ele quer um produto que apresente uma qualidade também.” Sem isso, um restaurante não é capaz de oferecer um serviço que promova a fidelização dos clientes. Por mais que, à primeira vista, o fator preço baixo pareça compensar, ele logo traz seus problemas.
Produtos vencidos em pouco tempo e falta de sabor são apenas os primeiros sinais. Quando uma cozinha tem uma proposta conceitual diferente da que o cliente esperava, ele geralmente recebe aquilo como uma questão de gosto. Entretanto, quando o problema está na qualidade, ele certamente transmitirá essa mensagem negativa para seus colegas.
Por isso, vale mais a pena trabalhar bem a imagem daquilo que você oferece, pois isso interfere na reputação do seu estabelecimento.
Como encontrar o fornecedor ideal para seu negócio?
Um fornecedor confiável, como mencionamos, ajuda a promover a satisfação do cliente. Ele entrega no prazo, garante o cumprimento de normas como as da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), traz soluções para suas demandas e mantém seu restaurante funcionando no ritmo certo.
Por isso, a escolha certa pode ser feita com base em alguns critérios. Além da qualidade, sua capacidade logística é um fator a ser observado. Se você quer repor seu estoque no tempo certo e em boas condições, ele deve contar com uma boa quantidade de veículos — e eles devem ser apropriados para cada produto. O cumprimento dos prazos, vale destacar, impacta os níveis de estoque e, consequentemente, seu fluxo de caixa.
A estratégia de serviço também é um diferencial. A postura do fornecedor, assim como seus valores, traz consigo um peso muito forte. Por trabalhar com ele, isso será relacionado também à sua marca. Portanto, busque parceiros que estejam alinhados com o que você promove no seu restaurante.
Problemas, é claro, acontecem: um caminhão atrasado ou quebrado, por exemplo. Porém, a forma como aquela empresa lida com isso reflete no seu dia a dia. O fornecedor informou você o quanto antes? Buscou soluções alternativas para o problema? Está trabalhando para evitar que aconteça novamente?
Tudo isso deve ser levado em conta. São fatores que interferem na sua rotina e, consequentemente, podem significar o aperfeiçoamento ou a piora do seu serviço. Com parceiros confiáveis, escolher entre preço ou qualidade deixa de ser um grande desafio. Então, procure um bom fornecedor e garanta um trabalho de excelência no seu restaurante!
Quer saber como isso pode se tornar realidade? Então, entre em contato com a DB Brasil e fale com quem mais entende do assunto!