Os consumidores estão cada vez mais conectados. Basta dar uma olhada para os lados nas ruas para notar que o smartphone se tornou um companheiro inseparável das pessoas. Por isso, as empresas perceberam que precisam utilizar a internet para alcançar seus clientes e assim vender mais, e a ferramenta utilizada por elas para fazer essas transações online é a plataforma de e-commerce.
O e-commerce, ou comércio eletrônico, permite que os consumidores comprem bens ou contratem serviços pela internet, retirando as barreiras do tempo e da distância. Para o usuário, basta acessar o site e, após alguns cliques, a transação está feita. Do lado do comerciante, é necessário utilizar um sistema para gerenciar todo o processo de pagamento, estoque, solicitação de pedidos etc.
Assim, a plataforma de e-commerce se torna o sistema que permite ao empresário criar e administrar sua loja, incluindo o gerenciamento de produtos, estoques, preços, entre outras funções. Mas qual a vantagem de contar com esse recurso em seu restaurante?
Neste artigo, vamos listar algumas vantagens de você adotar essa estratégia no seu empreendimento. Entenda como essa plataforma pode ajudá-lo a atrair mais clientes e agregar valor à sua marca!
Como funciona a plataforma de e-commerce no setor alimentício?
Comprar um alimento pela internet pode causar certo estranhamento. Afinal, como garantir que o produto vai chegar ao consumidor em condições adequadas? Apesar disso, esse segmento prossegue apresentando grande crescimento com supermercados, lanchonetes, bares e restaurantes que comercializam seus produtos na web.
O principal aspecto a ser considerado é a logística, pois o alimento precisa chegar rápido e em temperatura adequada. Por isso, os estabelecimentos capricham em embalagens que fornecem isolamento térmico e treinam seus profissionais de entrega para que façam o transporte com segurança.
Essa modalidade é muito fácil e cômoda para o cliente. Basta entrar na plataforma do e-commerce, acessar o cardápio virtual e fazer o pedido. Dentro do tempo determinado, o prato estará em sua residência. Mas quais as vantagens de adotar essa estratégia? Confira 6 benefícios!
Quais os benefícios para o seu estabelecimento?
1. Maior alcance de pessoas
Para um e-commerce, as barreiras físicas e geográficas são reduzidas. Com um bom planejamento logístico, os produtos podem ser entregues em várias partes da cidade, e até em cidades vizinhas. Dessa forma, seu estabelecimento consegue alcançar pessoas que, pela distância ou pelo tempo gasto para o transporte, não poderiam estar presentes no seu restaurante.
À medida que você amplia a variedade de canais com os quais se comunica com seu público, maior será sua demanda. E-mails, chat do site e redes sociais possibilitarão que você mantenha um contato constante e direto com seus clientes. As portas do seu restaurante estarão sempre abertas para eles.
2. Incrementar a renda
Ao marcar sua presença digital, os novos clientes podem ser o que você precisava para incrementar sua renda. Além de continuar atendendo os consumidores que vão até o restaurante, você ganha uma demanda especial por divulgar e vender para pessoas que preferem consumir no conforto do seu lar.
Ao usar uma plataforma de e-commerce especializada, não é preciso gastar tempo com o desenvolvimento de apps específicos. O sistema automatiza os processos e torna as operações fáceis de gerenciar.
Quando o cliente compra online, é prático sugerir alguns acompanhamentos adicionais que combinam com o pedido. Que tal recomendar uma entrada ou uma sobremesa que vai bem com o prato principal, ou talvez uma bebida que já foi comprada em um pedido anterior? Com essas sugestões, você consegue incrementar ainda mais a receita do restaurante.
3. Clientes mais recorrentes e fidelizados
Vendas feitas online são mais fáceis de ser monitoradas. Quando o cliente faz um pedido, ele registra seus dados de contato. Essas informações são muito valiosas para você utilizar em suas estratégias de marketing digital, seja por e-mail, seja em redes sociais. Você pode enviar newsletters com novidades no seu cardápio ou outras opções que combinam com o que ele já consumiu.
Com isso, você terá clientes que comprarão mais vezes no seu estabelecimento e com grandes chances de fidelização.
Esse contato mais próximo é uma ótima oportunidade para você saber mais sobre a opinião que seus clientes têm sobre seus produtos e serviços. Esses dados podem ser utilizados para aprimorar ainda mais a qualidade do seu atendimento.
4. Maior facilidade de segmentação e acompanhamento de métricas
Quando mais você entender sua audiência para atender às suas necessidades específicas, mais certeiras serão suas estratégias. Como vimos, os dados que os clientes deixam registrados na plataforma servem para você conhecer o perfil de cada grupo e trabalhar em cima de seus desejos.
Com isso, você terá um conhecimento de mercado mais detalhado e terá métricas bem precisas para avaliar seu crescimento e até prever tendências de vendas. Essas são vantagens muito ligadas ao e-commerce, uma vez que as ferramentas digitais facilitam e muito esse controle.
5. Grandes chances de acelerar o crescimento
O uso da tecnologia torna o negócio mais otimizado e enxuto. Assim, para atender um público maior, não será necessário investir tanto na estrutura física do seu restaurante, como na compra de mais mesas e cadeiras e ampliação do salão. A plataforma de e-commerce é capaz de gerenciar um grande volume de pedidos, bastando que você faça investimentos para agilizar o preparo e a entrega dos pratos.
6. Bate de frente com a concorrência
Uma pesquisa divulgada pela Nielsen afirmou que o e-commerce no Brasil faturou mais de R$ 53 bilhões em 2018, um crescimento de 12% em comparação ao ano anterior. Isso mostra que a tendência de ampliar as vendas por meio de uma estratégia online é uma tendência que sua concorrência já está fazendo.
Os estabelecimentos que não se planejarem para marcar sua presença digital podem ficar para trás e perder seu público.
Além disso, no mundo virtual é mais fácil bater de frente com a concorrência, pois as oportunidades são mais democráticas. Adotando uma plataforma de e-commerce com as ferramentas necessárias e com um bom planejamento estratégico, você consegue atender seu público com muita qualidade e fortalecer sua marca.
As vendas online são uma tendência que veio para ficar, e se adaptar a essa nova realidade é uma questão de sobrevivência para muitas empresas. As plataformas de e-commerce são grandes facilitadoras no gerenciamento das transações e dão os instrumentos necessários para o empreendedor garantir um bom atendimento ao seu público.
Pensando em todas essas vantagens, nós lançamos nossa própria plataforma de e-commerce. Para saber mais, leia nosso post DB Brasil com E-commerce: conheça essa novidade!