Que diferencial uma hamburgueria pode apresentar, em meio a uma concorrência tão forte no segmento? Como atender às expectativas de consumidores cada vez mais exigentes? Como descobrir novidades no setor da alimentação para atrair mais pessoas ao seu negócio? Há muitas respostas para esses questionamentos e uma delas, certamente, está no atendimento ao público que procura por um hambúrguer vegano saboroso e nutritivo.
Então, por que não entrar nessa onda que envolve cada vez mais clientes que buscam uma alimentação mais saudável e menos agressiva com a natureza? O movimento veganista vem crescendo e a tendência é que isso se consolide nos próximos anos. Por isso, a hamburgueria não pode deixar de prestar atenção a ele.
Neste artigo, vamos ajudar você a ter ideias criativas para o preparo de hambúrguer vegano a partir de diversos tipos de ingredientes. Assim, você conquista um público novo, mostrando que está atento e aberto à inovação, e aumenta a sua receita. Confira nossas 12 dicas!
1. Hambúrguer feito com cenoura
O preparo desse hambúrguer é rápido e o resultado pode surpreender até mesmo as pessoas que não se importam em comer carne. Sua base leva arroz e cenoura cozidos previamente. Depois, é só acrescentar temperos diferenciados para que eles fiquem saborosos e conquistem seus clientes.
A cor é muito viva, o que ajuda a atrair os consumidores. Aliás, essa é uma característica que você vai encontrar na maioria das sugestões que trazemos neste post.
2. Hambúrguer com base de berinjela
Esse é um legume que já foi vítima de muito preconceito (em especial as crianças têm dificuldades de gostar de berinjela). Mas você pode ter certeza de que essa receita vai agradar os veganos que visitarem seu estabelecimento.
Na verdade, é muito fácil preparar o sanduíche com ela, pois basta cortar uma fatia grossa e levar ao forno. Você pode usar os temperos que preferia, só não se esqueça do azeite de oliva, que dá um sabor especial e deixa o legume mais suculento.
3. Hambúrguer feito com beterraba
Consegue imaginar a beleza do sanduíche feito com hambúrguer de beterraba? É isso que podemos chamar de “comer com os olhos”, não é mesmo? O arroz cozido é que vai ajudar a modelar o hambúrguer, mantendo sua cor viva. O sabor adocicado da beterraba pode ser contrastado com os temperos escolhidos.
4. Hambúrguer com quinoa e batata doce
Essa é uma mistura que vai agradar muito os veganos, pois reúne os nutrientes que eles precisam e que podem ajudar a substituir perfeitamente a carne. Pimenta, cebola, salsinha e diversos outros temperos deixam esse hambúrguer vegano com um sabor especial.
5. Hambúrguer à base de palmito
O suave gostinho do palmito combina com ingredientes mais fortes, como pimenta, pimentão, azeite de oliva, salsinha e cebolinha. A receita é inusitada, pode surpreender seus clientes que buscam algo diferente e saudável para se alimentar.
6. Hambúrguer de tipos variados de feijão
Você pode experimentar receitas diferentes com o feijão branco, o carioquinha, o preto e o vermelho. O importante, aqui, é que você faça uma pasta, amassando os grãos com um pouco do caldo, e juntando farinha de arroz, de trigo, de mandioca ou aveia para dar liga e ajudar a moldar o hambúrguer.
Os temperos escolhidos, também nesse caso, vai fazer toda diferença no resultado final. Teste os tradicionais, como azeite, cebola e alho, mas busque alguma inovação, tentando sabores diferentes com pimenta ou couve, por exemplo.
7. Hambúrguer à base de lentilha
O preparo desse tipo de hambúrguer vegano é semelhante ao dos que levam feijão na massa. Se quiser deixá-lo ainda mais rico em proteínas, pode usar quinoa na mistura. Não deixe de temperar bem, pois do contrário ele corre o risco de ficar sem sabor.
8. Hambúrguer com grão-de-bico
Esse é ideal para ter armazenado no freezer para que possa ser servido rapidamente aos clientes que fizerem essa escolha. Você pode fazer a massa com farinha de aveia ou de rosca e usar poucos temperos, pois o grão-de-bico já tem sabor marcante.
9. Hambúrguer com mistura de aveia, gergelim e quinoa
Essa é uma opção que pode oferecer crocância ao hambúrguer se você empaná-lo com fubá antes de ir ao forno. Essa experiência vai agradar e surpreender seus clientes veganos. Aqui, vale misturar aos ingredientes principais um pouco de cenoura, temperos e semente de gergelim.
10. Hambúrguer de aveia e proteína de soja
O uso da soja não precisa ficar no lugar-comum quando se trata de hambúrguer vegano. Ela é um dos ingredientes mais usado para a substituição da carne em qualquer receita voltada a esse público, mas pode ganhar texturas diferentes quando misturadas a outros temperos. No caso da aveia, o diferencial está na textura da massa.
11. Hambúrguer feito com pinhão
A chegada do frio abre a possibilidade de oferecer esse tipo de hambúrguer inusitado e com sabor único. O pinhão é conhecido por oferecer proteína ao organismo, ou seja, um substituto perfeito para a carne. Para o preparo, deve ser cozido e descascado. Depois, é só triturar com os demais ingredientes e temperos. Você pode usar pimentão vermelho, cebola e alho e muitos outros.
12. Hambúrguer de tofu
O queijo de soja encerra nossa lista de sugestões. Também é conhecido pela sua riqueza em proteínas, mas precisa ser bem temperado para resultar em um hambúrguer saboroso e agradável para todos os paladares. Você pode usar farinha de trigo para dar liga e facilitar o trabalho para moldá-lo.
O movimento do veganismo vem conquistando muitos adeptos ao longo dos anos, pois prevê a libertação dos animais da função de nos alimentar. Portanto, as pessoas que escolhem esse estilo de vida, não aceitam nenhum tipo de alimento que tenha origem animal. O mesmo vale para cosméticos, medicamentos, vestuário, entre outros.
Ao atender às exigências desse público, você está preparado para seguir algumas das principais tendências do setor de alimentação para os próximos anos, como o direito à alimentação prazerosa e saudável, o uso cada vez maior de produtos naturais e orgânicos em seu cardápio e a qualidade nos processos de produção dos alimentos.
O que achou das nossas sugestões de hambúrguer vegano? Quer ficar por dentro de outras tendências no setor de alimentação? Siga nossas páginas no Facebook, no Instagram e no YouTube, e acompanhe nosso conteúdo.