A fidelização de clientes é um assunto tão complexo quanto a psicologia dos seus consumidores. Ou seja, é preciso refletir mais profundamente sobre as necessidades deles se você quiser agradá-los e, com isso, fazê-los voltar ao seu restaurante.
Claro, existem regras que valem para todo tipo de negócio. No entanto, estabelecimentos em que são servidas refeições têm suas especificidades, já que seu serviço atende a praticamente todo tipo de pessoa.
Assim, como compreender a cabeça dos seus clientes e, com isso, fidelizá-los, sendo eles tão diferentes uns dos outros? Essa é a pergunta que nos propusemos responder com o artigo de hoje. Leia até o fim!
Por que a fidelização de clientes é importante
Você já deve ter ouvido falar que manter clientes é mais barato (e mais fácil) do que conseguir novos consumidores. O fato é que as vantagens de fidelizar clientes não param por aí. Se você consegue manter as pessoas visitando seu estabelecimento com rotinas regulares, também vai ser possível aprender mais sobre elas.
Por mais variada que seja a clientela de um restaurante, ela apresenta semelhanças entre si. Isso acontece pelo simples motivo de que algumas das suas escolhas — decoração, preços, localização e outros — tornam o local único, suscitando um sentimento de familiaridade em algumas pessoas.
Essa identificação, por si só, é um fator comum. Observando os seus clientes mais regulares, você pode aprender sobre eles e trazer novos consumidores com o mesmo perfil, seja fazendo marketing, seja conseguindo indicações das pessoas que já frequentam o local.
5 dicas para fidelizar clientes no seu restaurante
Agora que você compreendeu que não deve medir esforços para manter a clientela mais fiel, separamos algumas dicas práticas de como fazer isso. Antes de explicá-las, no entanto, vale ressaltar aqueles que consideramos os erros mais comuns que impedem a fidelização:
- não separar uma fatia do faturamento para investir na fidelização de clientes;
- esquecer que nenhuma estratégia funciona se seus produtos (isto é, suas refeições) não forem de qualidade;
- pecar em questões fundamentais como higiene, cuidado com as instalações sanitárias e outros requisitos básicos que qualquer estabelecimento deve atender.
Se você tiver certeza de que não comete nenhum desses equívocos, podemos passar às nossas 6 dicas para manter seus consumidores sempre voltando ao seu restaurante.
1. Mantenha os colaboradores motivados
Motivação dos colaboradores é muito mais do que apenas produtividade. Para quem tem no horário de almoço um alívio do estresse do trabalho, faz toda diferença contar com o bom humor e o sorriso no rosto do atendente do restaurante.
Vale ressaltar que você é responsável por parte dessa motivação, já que ninguém consegue trabalhar feliz se as condições não forem ao menos razoáveis, concorda?
2. Use a criatividade nas promoções
Preço importa, mas, muitas vezes, o diferencial para conquistar as pessoas que fazem suas refeições na concorrência é ser criativo nas promoções. Aliás, lembre-se de que cobrar valores muito abaixo do mercado pode gerar dúvidas a respeito da qualidade da sua comida. Cartelas de fidelização (daquelas que oferecem um prato grátis depois de algumas refeições), sorteios e prêmios, por outro lado, despertam o lado lúdico dos consumidores.
3. Capriche na composição do ambiente
Ainda que o seu restaurante seja um estabelecimento simples que atenda pessoas de baixa renda, a composição do ambiente é um fator importante.
Com a simplicidade que o orçamento permitir, você deve tentar criar um ambiente aconchegante, limpo e decorado, no qual qualquer pessoa se sinta à vontade. Ou seja, vá além da organização básica, como estrutura (banheiros, área para deslocamento dos funcionários e outros). Há muitas informações disponíveis gratuitamente na internet que podem ajudá-lo a criar uma atmosfera inesquecível sem gastar rios de dinheiro.
4. Consiga envolvimento nas redes sociais
No marketing digital, as redes sociais têm diversas funções. Uma das principais é o engajamento. Ou seja, tanto potenciais clientes como atuais consumidores podem encontrá-lo lá.
Estes últimos esperam que a experiência online seja uma continuidade daquela que tiveram no momento da refeição, e isso se aplica tanto a aspectos visuais das imagens — que devem transmitir suas cores e logo apropriadamente — quanto ao atendimento.
Assim, não pense na sua página do Facebook, perfil do Instagram e outras mídias apenas como um lugar para postar conteúdo friamente. Interaja, faça amigos e discuta assuntos relacionados àquilo que o seu negócio vende.
5. Inove no cardápio
O diferencial mais importante de qualquer restaurante sempre vai ser a comida. No entanto, você deve saber que há muitas maneiras de ser diferente gastronomicamente.
Por exemplo, há negócios que se destacam por oferecer pratos exóticos, com misturas de ingredientes consideradas arrojadas. Outros vão em uma direção diferente: tornam-se especialistas em pratos consagrados, porém, se diferenciam pelo cuidado com os detalhes, o que transmite um sabor único. Seja como for, a dica aqui é que você escolha uma especialidade e dedique seu tempo a melhorar esse produto.
Se a sua intenção é conseguir e fidelizar o maior número possível de clientes gastando pouco dinheiro, não vale a pena diversificar excessivamente o cardápio. Inove naquilo que você se propõe fazer, ainda que seja dando um novo significado para pratos tradicionais. Evite oferecer uma enorme variedade de produtos, pois isso pode enfraquecer o valor da sua cozinha.
6. Veja as avaliações dos seus clientes
Agora, saber se as suas decisões têm impactado os clientes positivamente é algo que só acontece se você ouvir deles. Então, que tal criar o hábito de perguntar a eles o que acharam? Isso pode ser feito no momento do pagamento da conta ou por meio de uma caixinha de sugestões no local. Se preferir ter esse retorno digitalmente, recomendamos observar as avaliações que eles fazem sobre o seu restaurante no Google Meu Negócio e na página do Facebook.
Use uma dessas maneiras — ou todas elas — para receber elogios e críticas dos seus consumidores. Só assim você vai ter certeza de que está no caminho certo. Entrar na cabeça dos clientes e saber o que precisam não é fácil. Mas pode também ser bem divertido, se você for organizado e colocar em prática essas dicas que demos até aqui. Lembre-se, não há como fazer o negócio crescer apenas com clientes novos, é preciso se preocupar com a fidelização de clientes!
Quer receber mais dicas sobre fidelização de clientes e outros assuntos interessantes? Então, curta nossa página no Facebook. Assim, você vai receber os conteúdos mais recentes!