A decoração do ambiente e, mais precisamente, o uso das cores para restaurante, têm como função aumentar a permanência dos clientes no local e, consequentemente, melhorar o seu lucro.
Quer uma prova de que isso acontece? Talvez você já tenha se perguntado por que restaurantes renomados são tão cuidadosos com a escolha de móveis, cores e ornamentos. Sendo esses estabelecimentos bem-sucedidos como são, não pode ser mera coincidência ou zelo excessivo.
No artigo de hoje, vamos apresentar a você a teoria das cores. Se fizer bom uso desse conhecimento, você poderá melhorar a sensação que as localidades internas do seu restaurante despertam nos clientes, fidelizando, melhorando a percepção da sua marca e faturando mais. Acompanhe!
A teoria das cores
A teoria das cores (ou psicologia das cores, como também é conhecida) é uma organização das informações que serve para regular a utilização das tonalidades segundo normas de bom gosto e conforto visual.
Assim, usar tons adequados têm a ver com a economia cromática no ambiente, tornando seu aspecto mais funcional e agradável. Isso, por sua vez, pode ter efeitos benéficos para a produtividade dos funcionários e, também, para a avaliação que os clientes fazem do seu restaurante.
Como veremos nas próximas linhas, não é nenhum bicho de sete cabeças aplicar esses conceitos. Simples e fácil de entender, a teoria das cores pode fornecer as linhas gerais para você combinar objetos, toalhas de mesa, flores e até pintura de paredes.
Como as cores estão divididas
Pela teoria das cores, as cores para restaurante ou qualquer outra aplicação cromática estão divididas em algumas categorias. São elas:
- Cores primárias — são as chamadas “cores puras”, ou seja, que não podem ser obtidas pela mistura de outras cores. São primários o amarelo, vermelho e azul;
- Cores secundárias — para se obter as cores secundárias, deve-se misturar duas ou mais cores primárias. Assim, são secundários o laranja (mistura de amarelo e vermelho, verde (mistura de azul e amarelo) e roxo (mistura de vermelho e azul);
- Cores terciárias — maior dos três grupos, as cores terciárias são obtidas pela mistura de uma cor primária e uma secundária. Desse modo, temos como cores terciárias o azul-esverdeado, vermelho-arroxeado, amarelo-alaranjado etc.
É importante saber essa divisão antes de realizar a aplicação das cores. Afinal, cada grupo tem características próprias, e isso influencia fortemente no efeito criado pela combinação das cores para restaurante.
Abaixo, explicamos a sensação que as principais tonalidades despertam, se bem aplicadas a um ambiente. Saiba, antes de ler as próximas linhas, que existe também uma divisão entre tons quentes (amarelo, vermelho e laranja) e tons frios (azul, verde e marrom).
Vermelho
Cor preferida de boa parte das pessoas, o vermelho é muitas vezes utilizado de maneira equivocada. Essa tonalidade associa-se a sensações como desejo, impulso e paixão, sendo, portanto, bem provocativa.
Não à toa, o vermelho é muito usado em locais e estabelecimentos que comercializam doces, chocolates e artigos de sedução. Além disso, pela sua característica marcante e provocativa, é a tonalidade favorita das campanhas de Dia dos Namorados.
Amarelo
Essa é uma cor interessantíssima para você. O amarelo, se usado corretamente, pode estimular o apetite e a atenção dos clientes, uma mistura e tanto para o seu restaurante. Já reparou como as grandes redes de fast food fazem bom uso dele?
Laranja
Cor mais sutil que as anteriores, o laranja transmite sensações de alegria, mas faz isso sem exageros e com conforto visual. Também é considerada uma cor muito elegante, se a tonalidade escolhida for mais opaca.
Azul
Sofisticado, elegante e sutil, o azul tem seu lugar em muitos ambientes. Quando pende para o roxo ou lilás, transmite a impressão de superioridade, realeza e nobreza. É, portanto, uma cor associada a valores elevados.
Verde
Essa é uma cor que deve ser utilizada com cuidado, pois está associada a algumas funções específicas: o verde representa dinheiro, sustentabilidade ou pode remeter a ambientes da área de saúde, dependendo do quão clara ou escura for a tonalidade escolhida.
Marrom
Cor com representatividade mais rústica, o marrom costuma ser associado ao verde para passar ideias como as de ambientes antigos ou uma ligação da marca com os conceitos de belezas naturais, contato com a natureza e um certo modo de vida rupestre.
Como combinar as cores
Certo, agora você já conhece as principais divisões das cores e o que cada tonalidade representa. Agora, vamos começar a demonstrar como elas devem ser empregadas.
A melhor maneira de começar a compreender isso é entendendo que algumas cores se complementam, e que existem regras para esses tipos de complementaridade. Abaixo, você pode ver a imagem do ciclo cromático das cores.
O ciclo cromático das cores
[ inserir imagem aqui ]
Uma cor primária tem sempre uma secundária como complementar. Mas o que isso quer dizer na prática? Simples, ao escolher duas ou mais cores para o seu restaurante, você deve dar preferência àquelas que combinam entre si no ciclo cromático.
Nossa sugestão é que comece determinando que tipo de sensação deseja transmitir. Assim, por exemplo, se o seu negócio se associa de alguma forma à vida junto à natureza — como um restaurante em meio a paisagens naturais, digamos — o verde é uma boa cor para começar.
Seguindo a lógica do ciclo cromático, ele pode se combinar facilmente com o vermelho. Se essa dupla de cores não reforçar a ideia que você quer passar, você pode recorrer a outra combinação menos óbvia na figura acima.
Pronto, agora você conhece a teoria das cores, as sensações que cada cor desperta individualmente e ainda tem acesso ao ciclo cromático, que vai ajudá-lo a combinar as cores primárias, secundárias e terciárias entre si.
Se souber realizar essa combinação e escolher as tonalidades do ambiente com cuidado, pode ter certeza de que os clientes vão notar a mudança. Lembre-se que há aspectos sutis, que fazem toda a diferença na produtividade e faturamento. Seja bem-vindo ao mundo das cores para restaurante!
Se quiser receber mais informações sobre temas como esse, não deixe de assinar a nossa newsletter. Assim, você fica sabendo em primeira mão toda vez que um artigo novo como este aparecer.