A cozinha de restaurante pode ser considerada o coração desse tipo de estabelecimento. Assim, para o negócio dar lucro, é importante que esse espaço vital da empresa seja bem planejado e organizado, de modo a atender aos clientes com agilidade.
Como o horário de funcionamento do restaurante para o público externo, por vezes, dura somente de duas a quatro horas, é necessário ter uma operação eficiente a fim de ter o giro de fregueses adequado à saúde financeira do negócio.
Além disso, o fato de lidar com alimentos perecíveis de forma constante requer uma padronização de processos para que as atividades sejam ligadas como se fossem engrenagens em sintonia. Caso contrário, um atraso pode gerar uma reação em cadeia negativa.
Confira, então, dicas para montar uma cozinha de restaurante que preza pela eficiência e pela qualidade! Vamos lá?
Planeje o ambiente
Você já parou para pensar que um restaurante pode deixar de ganhar dinheiro devido a uma cozinha mal organizada? Em alguns casos, o proprietário tem uma proposta para o ambiente, mas o espaço disponível não contempla a execução da ideia.
Se mesmo assim o empresário insiste em colocar em prática o plano, há riscos de que a operação não proporcione a lucratividade necessária para manter o negócio em pé.
Para evitar essa situação, caso ainda seja possível, é importante planejar a cozinha de restaurante antes de abrir o estabelecimento ao público.
Dessa maneira, o espaço para preparo dos alimentos pode ser pensado de acordo com a proposta do imóvel, o número esperado de clientes, a localização etc. De preferência, é recomendável contratar um arquiteto especializado em cozinha de restaurante para desenvolver um projeto adequado às necessidades do negócio.
Estruture um layout inteligente
O desenho da cozinha deve ser pensado para proporcionar eficiência à operação. Com isso, evita-se que os colaboradores precisem fazer movimentos desnecessários, os quais só servem para gastar tempo e atrapalhar a fluidez das tarefas.
Nesse sentido, vale a pena pensar com antecedência em todo o processo de atendimento dos pedidos, desde as solicitações dos clientes até a chegada do prato à mesa. Dessa forma, é possível ordenar as atividades de modo a favorecer a sincronia das etapas.
Por vezes, pode ser interessante contratar uma consultoria para indicar os melhores procedimentos para a cozinha de restaurante. Nesse sentido, a experiência de um profissional gabaritado no mercado permite que o negócio não cometa erros que podem custar caro mais tarde, quando o projeto do espaço já estiver sido concretizado.
Leve em conta mão de obra e equipamentos
A cozinha de restaurante é um local que tem diversos equipamentos específicos para a preparação dos alimentos, como fogões, freezers, fritadeiras, pias etc. Desse modo, não só a escolha dos aparelhos como também de utensílios deve ser bem planejada a fim de que esses materiais possam ser dispostos em um arranjo que facilite a execução das tarefas diárias.
Ainda quanto aos equipamentos, dê preferência por aqueles que priorizam a eficiência energética, de modo a economizar na conta de luz e, assim, tornar o processo produtivo mais barato.
Além disso, os funcionários devem ser treinados para realizar as atividades da maneira mais eficiente possível. Para tanto, a combinação entre maquinário e mão de obra deve ser harmônica para potencializar os resultados do negócio.
Pense na divisão do trabalho
A demanda diária, os tipos de pratos, o horário de funcionamento etc. são fatores que devem ser levados em conta na hora de planejar a divisão do trabalho na cozinha de restaurante. Dessa maneira, evita-se a sobrecarga de alguns funcionários, além de tornar o trabalho mais produtivo.
Nesse aspecto, o pré-preparo dos alimentos que compõem as refeições com maior saída na casa deve ser realizado para agilizar o atendimento e o restaurante poder lucrar mais. Afinal, se os pedidos são entregues de forma rápida, os clientes comem logo e as mesas dão lugar a novos consumidores. Assim, o giro de pratos é maior.
Cuide do armazenamento de mercadorias
Por vezes, os produtos que servirão de base para a preparação dos alimentos ficam no mesmo ambiente da cozinha, então, é importante que eles sejam bem armazenados, de modo a evitar desperdícios ou contaminações.
Nesse sentido, é preciso pensar na separação entre as chamadas cozinha quente e cozinha fria, principalmente para favorecer a conservação de produtos altamente perecíveis, como as saladas.
Lembre-se também de ter fornecedores de confiança, que não só façam as entregas em dia como ofereçam produtos de qualidade.
Cumpra os requisitos legais
Ao planejar a cozinha de restaurante, você precisa ficar atento às normas legais, como as exigidas por Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. Isso é importante principalmente para evitar casos de incêndios devido a problemas com fiação elétrica ou equipamentos defeituosos.
Além disso, as exigências sanitárias são indispensáveis a fim de garantir a qualidade na preparação dos alimentos, tão necessária não só para assegurar a satisfação dos clientes como manter uma boa imagem da empresa no mercado.
Por fim, o cumprimento das normas legais previne o restaurante de ter que pagar multas ou, em casos graves, ter que paralisar as atividades. Tais situações drásticas, como você deve imaginar, representam prejuízos certos.
Fique atento à destinação de resíduos
No preparo de alimentos, é comum haver a geração de muitos resíduos, como cascas de frutas e legumes, óleo queimado, água utilizada etc., isso sem contar as sobras de comida dos pratos.
Assim, seja por uma questão de sustentabilidade, seja pela necessidade de atender às normas da Vigilância Sanitária, é necessário fazer uma destinação correta dos resíduos sólidos gerados na preparação das refeições.
Como você pôde notar, a cozinha de restaurante é um espaço fundamental para o sucesso desse tipo de estabelecimento. Por isso, todo o cuidado com a preparação desse local se reverterá, em longo prazo, na eficiência da produção e no alto desempenho da casa no atendimento da clientela.
Quer ficar por dentro de mais dicas úteis para melhorar a gestão do seu negócio? Então, siga as nossas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!