Como montar um cardápio bonito e funcional para meu restaurante?
Saber como montar um cardápio de restaurante é uma habilidade importante para o gestor que quer criar um diferencial para seu estabelecimento. Afinal de contas, o menu da casa pode ser considerado uma vitrine para chamar a atenção dos clientes e, assim, aumentar as vendas, não concorda?
Na prática, portanto, o cardápio não pode ser encarado pela empresa como uma mera lista de comidas e bebidas. Na verdade, o menu precisa não só ser funcional como também atraente no que se refere ao aspecto visual. Com isso, ele contribuirá para fortalecer uma imagem positiva do restaurante perante a clientela.
Pronto para repensar o cardápio do seu negócio? Então conheça a seguir as dicas que preparamos para ajudá-lo a criar um menu eficiente para seu estabelecimento, favorecendo assim a subida do faturamento!
Revise bem o conteúdo escrito
Quando as informações escritas no cardápio seguem as regras gramaticais, o material automaticamente transmite uma mensagem de profissionalismo por parte da empresa. Por isso, antes de finalizar a produção do menu do seu restaurante, trate de revisar bem o conteúdo!
Se você sentir que precisa de uma ajudinha para a tarefa, que tal terceirizar o serviço? Hoje em dia, a propósito, esse tipo de contratação pode ser feito diretamente pela internet, sabia? O que você não pode fazer é deixar passar erros de português no cardápio do seu restaurante. Caso contrário, seu estabelecimento pode até de virar motivo de piadas nas redes sociais. Melhor não arriscar, certo?
Se o cardápio for escrito em outros idiomas, então, a atenção deve ser redobrada. Nesse caso, a recomendação é que tanto a escrita quanto a revisão sejam feitas por profissionais.
Aposte em um design harmonioso
Quem quer aprender sobre como montar um cardápio de restaurante também tem que levar em conta a apresentação visual da lista de pratos e bebidas. Nesse sentido, é importante priorizar um design que combine imagens e textos de forma harmoniosa.
Cuide para que as informações fiquem organizadas, a fim de não deixar o cliente confuso na hora de fazer o pedido. Também é importante pensar nas cores que serão utilizadas no material, de forma a gerar um contraste adequado e facilitar a leitura. Estude bem a escolha do tipo de letra e do tamanho da fonte não só para combinar com a proposta do restaurante como para tornar a consulta funcional.
Leve em conta a identidade da marca
Não se esqueça de que a confecção do cardápio do seu estabelecimento deve estar de acordo com a identidade geral da marca. Tomando esse cuidado, o menu contribui para o fortalecimento da imagem da empresa na mente dos clientes.
A propósito, essa sintonia não deve ficar restrita apenas ao logotipo do restaurante, incluindo também a mensagem como um todo que a empresa quer transmitir para o público-alvo. Assim, um estabelecimento que vende comida típica, por exemplo, pode usar no cardápio alguns elementos que lembrem essa ideia de especialização, como ícones característicos da região.
Considere a possibilidade de um cardápio temático
Como forma de tornar o trabalho da cozinha mais eficiente, muitos restaurantes optam por cardápios temáticos ou por um menu semanal, em que o mesmo prato se repete em determinado dia da semana. O estabelecimento consegue, assim, simplificar a operação diária, já que não haverá a necessidade de preparação de comidas muito diferentes entre si. Como consequência, o trabalho tende a fluir com mais rapidez, o que agiliza o atendimento dos pedidos.
Deixe as bebidas para o final do menu
Quando a discussão diz respeito à montagem do cardápio de um restaurante, muita gente acaba se esquecendo da importância de deixar as bebidas para o final. Na verdade, tal tática é usada para que a pessoa folheie cada página contendo os pratos, de forma a conhecer todo o repertório de refeições da casa.
Ainda assim, pode acontecer de o cliente se acostumar com essa organização do conteúdo com o passar do tempo, passando a pular as páginas. Nesse caso, é especialmente interessante escolher bem os pratos que estarão presentes logo na primeira folha do cardápio, já que as chances de eles serem pedidos são grandes.
Evite o uso de cifrão nos preços
O uso do cifrão (R$) ao lado dos preços remete a uma ideia de custo, o que pode fazer com que o cliente se assuste e queira economizar na hora do pedido. Ao retirar o símbolo da moeda e deixar apenas os números correspondentes aos preços, a empresa estimula o consumidor a comprar mais, já que ele deixa de pensar diretamente em gastos.
Mantenha as informações atualizadas
Ao elaborar o cardápio do seu estabelecimento, tenha em mente a frequência com que os dados terão que ser alterados. Nesse sentido, o suporte onde o material ficará guardado precisa se adequar à periodicidade com que as informações serão trocadas, a fim de facilitar a mudança dos preços ou dos produtos.
Além disso, é importante que a casa realmente possa oferecer todos os itens que estão presentes no cardápio para evitar constrangimentos aos clientes e à própria empresa.
Inclua detalhes sobre as mercadorias
Para facilitar a decisão do consumidor, muitos restaurantes divulgam a composição dos pratos no cardápio. Com isso, a pessoa consegue escolher a comida com os ingredientes que mais lhe agradam. Também é recomendável trazer alguma nota sobre os produtos quem tem algum tipo de alergia, como para quem não pode ingerir glúten ou lactose.
Se seu restaurante tem a proposta de vender comida com uma pegada mais saudável, por exemplo, pode ser útil apresentar informações nutricionais sobre os pratos, como níveis de carboidratos, proteínas, gorduras e assim por diante.
Apresente conteúdos sobre a empresa
Por fim, ao pensar sobre como montar um cardápio de restaurante, lembre-se de expor algumas informações sobre a empresa, como um breve histórico, endereço, horários de funcionamento e contatos nas redes sociais.
Hoje, com o avanço da tecnologia, é possível até inserir QR codes para que o cliente tenha acesso a aplicativos e conteúdos multimídia, como vídeos e áudios, entre outras possibilidades. Por falar nisso, sabia que alguns restaurantes vêm adotando o cardápio digital, seja por meio de tablets ou de equipamentos próprios de autoatendimento?
Gostou dessas dicas para montar o menu do seu estabelecimento? Quer ficar de olho em mais conteúdos como este? Assine a nossa newsletter e também curta nossa página no Facebook para não perder os próximos posts!