Como fazer marketing para restaurantes com estas 6 estratégias?
O marketing para restaurantes é uma atividade de extrema importância para atrair novos consumidores e fidelizar os clientes que já costumam frequentar o estabelecimento.
Devido à alta concorrência e ao avanço da tecnologia, as empresas precisam ir ao encontro das pessoas de diferentes maneiras, caso queiram se destacar no mercado em que atuam.
Se há muitas opções de escolha, é provável que o potencial cliente se decida pelo estabelecimento que oferece diferenciais relevantes do ponto de vista dele. Tais distinções vão desde a qualidade dos alimentos até a existência de um estacionamento seguro no local.
Confira, a seguir, 6 estratégias de marketing para restaurantes que podem ajudar você a aumentar o valor agregado do seu negócio e atrair frequentadores!
1. Invista no marketing de relacionamento
As empresas que conseguem criar um relacionamento de longo prazo com os clientes, baseado na confiança, tendem a obter resultados financeiros satisfatórios com essa estratégia. É claro que atingir esse estágio não é algo que acontece da noite para o dia. Pelo contrário, é preciso investir em um atendimento global do consumidor, o que não se restringe apenas às experiências de venda.
Na prática, é como se o estabelecimento fosse construir uma amizade com cada cliente. Para tanto, é necessário pensar em todas as interações com o consumidor, pois é preciso cativar o público nas mais diversas oportunidades de relacionamento.
Não adianta o cliente ser bem tratado nas redes sociais se na hora de pagar no caixa ele passa por algum tipo de constrangimento, como a não aceitação de determinada bandeira de cartão de crédito.
Nesse sentido, é preciso ter atenção em todos os momentos em que vai se relacionar com o cliente, para que essas oportunidades sejam bem aproveitadas e o consumidor tenha uma imagem positiva do estabelecimento.
2. Faça pesquisas a respeito do público-alvo
O sucesso das estratégias de marketing para restaurantes depende, em grande parte, do conhecimento aprofundado do público-alvo. Talvez você já saiba, mas não custa lembrar os principais elementos do processo de comunicação: emissor, receptor, mensagem, canal, código e feedback.
Pouco vai adiantar transmitir um conteúdo que não seja perfeitamente assimilado pelo público. Tal atitude equivaleria a “falar para o vento” e seria um desperdício de recursos.
Note que a escolha da mensagem e do canal deve estar ligada ao perfil do público-alvo. Um restaurante que vende marmitas a preço baixo, por exemplo, às vezes só precisa expor o cardápio e o preço em uma placa na frente do estabelecimento para atrair clientes. Já um local sofisticado, voltado para executivos, precisa utilizar mídias que alcancem esse tipo de público, como revistas corporativas, sites de negócios, redes sociais profissionais etc.
Por isso, não subestime a pesquisa sobre o público-alvo do seu restaurante. Para ter sucesso nas suas estratégias de marketing, é importante conhecer as necessidades e os comportamentos dos potenciais consumidores do seu negócio. Dessa forma, não só a comunicação, mas também o cardápio e o atendimento, podem ser customizados de acordo com o perfil da clientela. Assim, as chances de satisfação e de fidelização serão bem maiores.
3. Planeje o trabalho de marketing
Improvisar no marketing para restaurantes pode ser um tiro no pé, principalmente quando os conteúdos não estão de acordo com as expectativas dos clientes. Ainda que testes e ajustes possam ser feitos no decorrer da execução das estratégias, é recomendável planejar as ações.
Considerando que o movimento em restaurantes nem sempre é uniforme, organizar ocasiões especiais (festas de fim de ano, dia das mães, dia dos namorados etc.) com antecedência é uma maneira de aumentar a probabilidade de acerto nas ações realizadas.
No processo de planejamento de marketing para restaurantes, talvez seja útil recorrer a uma ferramenta bastante usada na administração em geral: a análise SWOT. Com ela, é possível identificar os pontos fortes e fracos da empresa, que estão sob o controle do negócio, além das oportunidades e das ameaças do contexto externo, que não podem ser controladas.
Com o cruzamento das informações obtidas, o restaurante pode potencializar forças e se proteger contra ameaças. A distribuição de cupons de desconto na internet, por exemplo, é uma boa forma de atrair novos consumidores e barrar o crescimento de um concorrente.
4. Utilize as redes sociais
Atualmente, as redes sociais fazem parte das estratégias de marketing de grande parte das empresas, principalmente devido à possibilidade de contato imediato com a clientela. Nesse caso, em vez de contratar a divulgação de um anúncio em um veículo de comunicação, o próprio restaurante pode se conectar diretamente com os consumidores.
Essa interação deve seguir algumas regras, como a distribuição de conteúdo de qualidade, a abordagem com cordialidade e a prontidão nas respostas. Conforme a capacidade do negócio, até mesmo pedidos podem ser feitos por meio das redes sociais. Lembre-se de que esse meio requer agilidade por parte da empresa, já que quem utiliza esse tipo de plataforma espera um atendimento rápido.
5. Use o potencial dos anúncios na web
A utilização de anúncios online, seja em buscadores ou em redes sociais, é uma forma de se aproximar do público que já está interessado em restaurantes. Afinal, o uso das chamadas palavras-chaves nos buscadores é um indicativo claro de que o consumidor está à procura de determinado estabelecimento.
Portanto, estar presente na web na hora em que o potencial cliente busca uma opção de restaurante é uma maneira de favorecer o aumento das vendas.
Outra vantagem dos anúncios para web é a possibilidade de segmentar a exibição dos conteúdos geograficamente. Assim, a empresa divulga o lugar e as promoções apenas para o público da região em que atua. Tal iniciativa, além de ser eficiente, aumenta a taxa de conversão (uma métrica bastante utilizada no marketing em geral), que mensura a porcentagem de ações efetivadas (vendas, cliques etc.) em relação ao número de apresentações do anúncio.
6. Não se esqueça das estratégias offline
Por mais que a Internet seja um ambiente bastante propício para a interação entre restaurante e consumidor, você não deve se esquecer das estratégias de marketing offline, como distribuição de panfletos, anúncios em outdoors, peças publicitárias em locais em que os clientes circulam etc.
Além disso, parcerias com outros estabelecimentos são maneiras de aumentar as vendas para ambos os negócios. Também não se pode deixar de lado os programas de fidelização, que contribuem significativamente para as vendas.
Como visto, o marketing para restaurantes é uma importante estratégia para atrair novos consumidores, bem como fidelizar os frequentadores regulares. Colocando essas dicas em prática, você pode aumentar as suas vendas e fazer seu negócio crescer.
Quer receber mais conteúdos que ajudem a melhorar a gestão do seu negócio? Assine a nossa newsletter e fique por dentro do que vem por aí!
1 Comentário