Não importa se estamos falando da gestão de pessoas em pequenas empresas ou grandes corporações, a verdade é uma só: selecionar, desenvolver e trabalhar o capital humano é sempre um desafio. E tem mais! Especialmente no caso de negócios em que todo o time de colaboradores lida direta ou indiretamente com o público, como em bares e restaurantes, os obstáculos são ainda maiores.
Como disse Martin Berasategui, chef no melhor restaurante do mundo de acordo com as Travellers’ Choice do TripAdvisor, “as 8 estrelas são obtidas acreditando no sucesso do trabalho em equipe”. E é exatamente isso que a gestão de pessoas propõe: desenvolver posturas e estratégias para que o ambiente de trabalho seja o mais colaborativo, harmônico e eficiente possível.
Mas como chegar lá? Infelizmente, não existe um caminho perfeito e garantido. De toda forma, para ajudá-lo a trabalhar seu time de uma maneira mais produtiva, preparamos 7 valiosas dicas de gestão de pessoas para pequenas empresas, pensando em especial no universo de bares e restaurantes, estabelecimentos que normalmente enfrentam dificuldade para construir e manter uma equipe engajada. Continue a leitura confira!
1. Atraia os melhores talentos
A seleção dos profissionais precisa ser feita com cautela. E isso vale desde cargos operacionais até lideranças e setores estratégicos, como marketing e comunicação, ok? No que se refere à gestão de pessoas em restaurantes, entretanto, são os funcionários responsáveis pelo preparo e pelo atendimento que mais merecem atenção, uma vez que podem colocar em jogo a reputação do estabelecimento.
Por mais que não seja errado focar na satisfação dos clientes, também é preciso olhar para dentro. Philip Kotler, um dos mais importantes especialistas de mercado da atualidade, disse certa vez que “o marketing de uma empresa precisa ser pensado de dentro para fora”. Isso quer dizer que um ambiente de trabalho saudável e estimulante é fundamental para a qualidade dos serviços e a reputação de uma empresa.
É necessário, portanto, tornar os cargos mais atrativos para que bons profissionais se aproximem. Isso inclui tornar o ambiente mais convidativo, valorizar o trabalho dos colaboradores, oferecer benefícios e bônus exclusivos, entre outras medidas.
2. Melhore a comunicação interna
Tomando como base as informações destacadas no tópico anterior, podemos dizer que os primeiros clientes a serem conquistados são os próprios colaboradores. E o primeiro passo para isso é desenvolver uma gestão mais aberta e inclusiva, de modo que as opiniões e queixas da equipe sejam ouvidas, discutidas e trabalhadas em conjunto.
Para que o trabalho colaborativo seja realmente produtivo, todos os integrantes precisam participar ativamente, não apenas exercendo funções pontuais, mas também sugerindo melhorias, auxiliando colegas e efetivamente resolvendo problemas.
Ouvir e valorizar o colaborador, além de estimulá-lo a desenvolver um trabalho melhor, também contribui para a construção da autoridade da chefia. Na prática, as pessoas tendem a atribuir maior respeito a pessoas que também as respeitam e confiam no seu desempenho — comportamento conhecido na Psicologia social como reciprocidade.
3. Motive sua equipe
Quando a qualidade e a produtividade são fundamentais para a sobrevivência do negócio, funcionários desmotivados certamente não são os mais indicados para o serviço. A indisposição dos trabalhadores pode não só afetar a produção e o atendimento como também favorecer a alta rotatividade.
Quando os membros de um time são constantemente substituídos, o perfeito alinhamento e a sincronização se tornam impossíveis. Sem falar que boa parte dos colaboradores estará sempre dedicando boa parte do seu tempo ao treinamento dos novatos.
Uma equipe sólida e engajada precisa ser motivada. Além de premiações e incentivos financeiros, a gestão de pessoas em bares ou restaurantes precisa levar em conta valores, propósitos e metas que justifiquem o trabalho e aproximem os funcionários.
4. Treine e eduque sua equipe
Por mais que um profissional acumule anos de experiência, sempre será necessário um certo tempo para que ele se familiarize com a rotina e os processos de uma empresa. Cada organização carrega seus diferenciais que devem ser apresentados e trabalhados com novos colaboradores. A grande vantagem é que a capacitação e o desenvolvimento de um time de trabalho são tarefas que muitas vezes podem ser feitas em casa.
Além de trabalhar e atualizar constantemente as competências técnicas dos funcionários, é importante educar esses profissionais em relação à cultura e aos valores do estabelecimento. Tudo isso favorece o envolvimento da equipe com o negócio.
5. Desenvolva uma liderança
Um bom time de trabalho precisa de um líder, uma pessoa que dê o exemplo ao ser o primeiro a cumprir aquilo que exige dos seus liderados, sem abrir mão da humildade e da humanidade ao reconhecer seus erros e valorizar as ideias da equipe. O líder é também responsável por centralizar a comunicação e estar sempre disponível para esclarecer dúvidas ou ser informado de problemas, assim como deve estar preparado para tomar decisões rápidas, resolver conflitos e lidar com momentos de tensão.
Quando o chefe ou o empresário não tem essas qualidades ou não dispõe de tempo hábil para acompanhar a equipe de trabalho diariamente, essa tarefa precisa ser delegada a um colaborador de confiança.
6. Delegue tarefas importantes
A enorme competitividade do setor, a pressão pela qualidade dos pratos e serviços em geral, a sincronização entre preparo e atendimento, o controle financeiro, a correria da cozinha, a dependência de fornecedores e tantos outros fatores tornam esse tipo de empreendimento uma verdadeira batalha diária.
O que você tem que ter em mente é que não precisa se envolver em todos os detalhes do negócio. Então nada de hesitar em pedir ajuda para outros profissionais! Empreendedores de micro e pequenas empresas tendem a evitar delegar tarefas por medo de perderem o controle do negócio ou pela simples desconfiança das pessoas de fora. Mas o fato é que, especialmente em setores que demandam alta carga de tarefas, como é o caso da alimentação, você não conseguirá tocar toda a direção do negócio sozinho!
Administradores, advogados e profissionais de marketing e gestão, por exemplo, em algum momento serão necessários. Aliás, a experiência e a expertise desses especialistas podem inclusive favorecer a imagem e o faturamento da organização.
7. Celebre as vitórias
Por mais que todos os fatores citados até aqui sejam muito bem executados, a tensão no ambiente de trabalho dificilmente será eliminada por completo. Como as exigências são muitas, é preciso encontrar diferentes maneiras de promover o companheirismo e o bom humor.
Nesse sentido, celebrar vitórias e metas cumpridas pela equipe com comemorações internas é uma ótima maneira de quebrar a tensão, diminuir o estresse, reconhecer o trabalho dos envolvidos e, consequentemente, motivar a equipe como um todo.
Podemos concluir, por fim, que trabalhar a gestão de pessoas em pequenas empresas, sobretudo em bares e restaurantes, não é uma tarefa fácil. O mais importante, porém, é garantir que todos os colaboradores se sintam envolvidos e satisfeitos com o trabalho. Só assim é possível garantir que cada um deles dará o melhor de si, contribuindo para que todos celebrem cada dia mais conquistas!
Gostou do nosso post? Então continue mais um pouco no blog para descobrir como fazer marketing para restaurantes!