No segmento de food service, a concorrência é bem acirrada. Para se diferenciar dos demais é necessário ser criativo e estrategista. Mas nem sempre o empresário consegue enxergar soluções atraentes para seus clientes. É o seu caso? Está precisando de ideias para bares a fim de aumentar suas vendas?
O que vai definir se o seu público vai se sentir atraído ao seu negócio ou não é a experiência de consumo que você fornece a ele. Assim, a questão é mais do que simplesmente apresentar preços interessantes. Você precisa desenvolver uma visão mais global sobre a qualidade do seu atendimento.
Por isso, neste artigo vamos compartilhar algumas ideias para bares que vão tornar seu estabelecimento um sucesso!
Fatores que mais impactam a experiência do cliente
A experiência do cliente é o foco das estratégias bem-sucedidas em bares. Afinal de contas, as pessoas não vão para esses locais simplesmente para se alimentar. Eles buscam relaxar, se divertir com os amigos e garantir um momento agradável.
O que vai fornecer uma experiência satisfatória para o cliente vai além do que é servido nas bebidas e nos petiscos. É necessário imergi-lo em uma esfera atraente, que o marque positivamente. Isso inclui:
- garantir um atendimento de primeira, investindo na relação com garçons, gerentes, sócios e a equipe do bar;
- buscar um ambiente envolvendo, utilizando uma decoração que exprima uma forte identidade da marca, sem esquecer da música, do aroma e tudo mais que possa impactar os sentidos do cliente;
- fornecer produtos de qualidade, como petiscos, drinks e acompanhamentos.
Dessa forma, qualquer ponto de interação entre será significativo para elevar a satisfação dos seus clientes e garantir um bar cada vez mais lucrativo. Vejamos então que ideias podem ser colocadas em práticas para conseguir isso!
Ideias criativas para você inovar no seu bar e atrair mais pessoas
1. Oferecer videogames e outros jogos
Quem vai ao bar, busca entretenimento, e não se trata apenas de uma experiência gastronômica. Além de uma boa música — ao vivo, de preferência —, garanta que haja outras opções que possam ser atrativas.
Para chamar a atenção do público, você pode fornecer outras opções, que incluem:
- jogos de cartas e de tabuleiro;
- fliperama;
- mesas de sinuca;
- exibição de eventos esportivos.
Essas são ótimas opções para quem quer sair para curtir com a galera, proporcionando bons momentos de prazer.
Você pode aproveitar e fazer pesquisas de satisfação para descobrir que opções seriam mais aceitas ou quais poderiam ser eliminadas.
2. Montar um bar temático
Um bar temático se torna um ambiente instigante e surpreendente, desde a montagem do cardápio até a decoração. Como os modelos tradicionais são bem conhecidos e muito parecidos entre si, bares temáticos acabam sendo um diferencial no mercado, promovendo um bom fluxo de clientes.
Além disso, por ser curioso e trazer um clima de descoberta, gera o que chamamos de mídia espontânea: os clientes tiram fotos do local para compartilhar nas redes sociais, principalmente aqueles que vão pela primeira vez. Querem registrar tudo, bebidas, petiscos, decoração etc.
3. Promover eventos
Eventos de bar são muito eficientes em atrair clientes. Assim, eles atingem não só aqueles que desejam produtos de qualidade, mas também o público que busca uma experiência diferenciada. Além disso, quando o evento é exclusivo, as pessoas costumam estar mais propensas a gastar mais.
Lembre-se também de que os eventos especiais dão uma “razão” para o cliente estar ali. É mais do que simplesmente um passatempo casual, o que eleva consideravelmente o volume do público.
Fique ligado em algumas das ideias mais divertidas de eventos para bares são:
- torneios: jogos de cartas, sinuca e arcade são algumas das melhores opções;
- karaokê: uma noite para deixar o microfone livre para calouros é bem divertido e atrai pessoas de longe. Você pode aproveitar e fazer uma competição, deixando o público votar no melhor;
- noites temáticas: estipular uma noite temática que envolva a decoração, a música e o cardápio é bem interessante. Uma alternativa muito atraente para clientes que buscam experiencias diferentes.
4. Automatizar o atendimento
O atendimento é um aspecto primordial para determinar a satisfação do cliente. Por isso, investir em ferramentas que aprimoram esse processo pode ser uma solução muito bem-vinda. A automação do food service é uma tendência que veio forte nos últimos anos.
Na prática, os garçons deixam para trás os tradicionais comandas de papel e fazem diretamente na mesa por meio de tablets e smartphones. O que é registrado no aplicativo vai direto para a cozinha, gerenciado por um sistema de gestão automático, prático e ágil. Chega de pedidos esquecidos ou atrasos por problemas no atendimento!
5. Oferecer cardápios eletrônicos
Os cardápios eletrônicos entram na mesma linha da digitalização das comandas. São muito práticos e otimizam o trabalho dos garçons e do próprio dono do estabelecimento. Afinal, erros e mudanças de preços geram colagens, reimpressões e gastos adicionais para o bar, além de prejudicar o visual do material.
Ele pode ser disponibilizado por meio de um tablet ou smartphone. A interface bem trabalhada, o visual atraente e a alta interatividade dão um toque especial ao cardápio eletrônico. Os aparelhos podem permanecer em cada mesa do bar, ou na bancada. Assim, o cliente ganha autonomia para fazer o próprio pedido, sem precisar da disponibilidade do garçom.
Outra opção de cardápio eletrônico é o código QR. Assim, o cliente usa seu próprio dispositivo, capturando a imagem impressa em um adesivo na mesa, no guardanapo ou em uma plaquinha. O código redireciona para uma página na internet com o as informações do cardápio.
Esse tipo de tecnologia atrai principalmente clientes mais antenados e que gostam de acompanhar as novas tendências e ferramentas que facilitam o dia a dia.
6. Fazer parcerias de co-branding
O co-branding é uma parceria entre duas ou mais marcas de produtos e serviços. A ação em conjunto promove um produto único. Dessa forma, aproveitam-se as qualidades e competências de ambos os lados, trazendo benefícios para todas as partes envolvidas.
Então, por que você não se une a outras empresas em festivais e feiras para divulgar seu bar? Uma boa ideia é criar descontos especiais para o público do seu parceiro e divulgar sua marca na outra empresa.
Essas ideias para bares são importantes não apenas para atrair novos clientes ao seu estabelecimento, mas também para fidelizá-los e gerar uma renda sustentável para o negócio. Empregando essas estratégias, seu bar vai virar um point de muito sucesso!
Quer saber mais sobre estratégias para fidelizar o público? Então, leia nosso post sobre fidelização de clientes e entenda o que fazer para que eles voltem ao seu bar!