Apesar do sucesso dos serviços de delivery e das pessoas que têm buscado cozinhar em casa, o setor de bares e restaurantes apresenta, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), veiculada no Sebrae, um crescimento anual de 10%. O mesmo estudo aponta que o setor gera 450 mil novas oportunidades de emprego por ano. E num cenário tão competitivo, é preciso se diferenciar. Daí o surgimento do que chamamos de bares temáticos.
Homenageando filmes, séries, astros da música, reunindo pessoas em torno de jogos de tabuleiro ou da paixão por carros, bares têm conquistado o público com cardápios e cenários atraentes. Se você quer abrir um bar temático, confira as dicas que preparamos a seguir!
Por que abrir bar temático pode ser uma boa ideia?
Transformar o bar ou restaurante em um lugar com mais atrações para reunir os amigos é uma estratégia que tem sido aplicada por empreendedores que desejam se destacar no segmento. Afinal, os consumidores estão sempre procurando por novidades, seja no cardápio, seja no ambiente, para aproveitar bons momentos ao lado de quem gostam e postar nas redes sociais.
O bar temático se comunica com as emoções e com as memórias das pessoas, que passam a se identificar com o ambiente. Quem não gostaria de pedir um drink especial que homenageia um atleta favorito, ou mesmo uma série que viu ao lado de quem ama? Por causa disso, uma temática bem trabalhada atrai pessoas naturalmente, abrindo chances para que elas voltem.
Para abrir bar temático, não basta caprichar na decoração ou colocar nomes alusivos no cardápio. A tematização envolve uma série de itens a serem estudados, aprimorados e reformados, como o a música, as mobílias, o cardápio, os uniformes, fachada, treinamento dos funcionários e, até mesmo, o nome do estabelecimento. O objetivo é transportar o cliente para uma vivência do tema, compondo uma experiência de imersão. Ou seja, é preciso estudar bastante, contando com consultores, se necessário, e investir. Entenda com as nossas dicas adiante.
6 dicas imperdíveis para abrir um bar temático
Para abrir bar temático, você precisa de muito planejamento e, principalmente, pesquisa! A seguir, apresentamos dicas imperdíveis.
1.Harmonize elementos em busca de uma experiência coerente
Como já introduzimos no tópico anterior, você não pode se limitar a alguns quadros e nomes no cardápio. Um bar temático tem como objetivo trazer o cliente para uma imersão no tema, de modo que esse tema seja reconhecido por leigos, mas também atraia pessoas com conhecimento aprofundado e se sintam contempladas.
Com uma experiência coerente e atenta aos detalhes, a probabilidade delas indicarem e divulgarem seu estabelecimento nas redes é maior. É o fator surpresa que faz com que as pessoas se sintam com vontade de compartilhar a sua “descoberta”.
2.Atenção ao plano de negócios
Para que todos os investimentos necessários em seu bar sejam efetivados, é importante que você tenha atenção ao plano de negócios. Neste documento, liste todos os equipamentos, móveis e utensílios necessários para a montagem do bar. Faça também uma lista do que pretende oferecer, em termos de atrações e cardápio.
Além de organizar as finanças para financiar a decoração, os pratos e bebidas e os eventos temáticos, você também precisará de uma equipe treinada para conduzir o cliente pelo tema em todos os pontos do atendimento. Assim, você entenderá o que é viável e o que precisará de um pouco mais de tempo.
O plano de negócios também discrimina os aspectos burocráticos para legalizar o seu estabelecimento. Afinal, de nada adianta caprichar na decoração se você economizar com normas de segurança, sanitização e outros aspectos básicos para manter o bar em pleno funcionamento!
3.Estude o seu público
Para promover uma experiência coerente no bar temático, no momento do planejamento, procure entender como é a relação dos clientes com o tema. Procure observar se eles costumam consumir produtos sobre esse assunto, quanto eles pagam por esses produtos, se eles estão dispostos a pagar mais por uma experiência especial. Verifique também que tipos de produtos caem no gosto desses clientes. Os geeks, por exemplo, adoram histórias em quadrinho e action figures, sendo muitos deles colecionadores.
Em um estabelecimento de jogos em São Paulo, destacado por uma revista especializada, os donos optaram por oferecer um cardápio com mais de 900 jogos de tabuleiro, importados e nacionais. Ou seja, os donos do estabelecimento enxergaram no tema uma nova proposta de atração que ia além dos serviços comumente ofertados por um bar.
4.Vá além das referências básicas
Como já mencionamos, é importante que seu bar provoque uma verdadeira imersão no tema. Para isso, é preciso ir além das referências básicas.
Por isso, abrir um bar temático exige que você estude o tema com afinco, caso não seja tão próximo a ele. Se você abrir um bar que homenageie Harry Potter, por exemplo, procure saber quais são os maiores feitiços, as criaturas mais amadas pelo público e as curiosidades do mundo bruxo. A partir disso, imprima esses detalhes em toda a experiência do bar: no atendimento, no cardápio, nos banheiros, na decoração, entre outros.
5.Extrapole o conceito
Para criar uma experiência imersiva, você pode ir além dos serviços propriamente oferecidos por um bar. Organizar um sarau, jogos de futebol antigos, exibições especiais de filmes e séries, shows com bandas e artistas que dialoguem com o tema, entre outros, atraem os interessados pelo tema, sejam eles frequentadores ou novos clientes, e movem as novidades em torno do seu estabelecimento.
6.Tenha cuidado com os modismos
Modismos podem ser uma grande armadilha. Afinal, o interesse por um tema da novela ou pelo filme do verão geram muita rentabilidade para os produtores, mas os investimentos em seu bar são de longo prazo. Por maior que seja o interesse pelo tema, observe se há probabilidade desse sentimento ser permanente e se vale o investimento.
Abrir bar temático exige muito planejamento e atenção ao plano de negócios. Afinal, os consumidores têm uma relação afetiva com o tema e desejam ser surpreendidos. Com os cuidados certos e promovendo experiências imersivas ao público, trabalhar com um tema é uma excelente estratégia para se diferenciar e conquistar um público fiel.
Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse post em suas redes sociais ou pelo WhatsApp e marque os seus amigos. Esse pode ser o início de um empreendimento mais rentável!