Falar em ideias inovadoras para restaurante — ou falar de inovação no geral — tem se tornado meio clichê. Em qualquer ambiente empreendedor a prática das novidades é debatida à exaustão, algumas vezes com pouco senso crítico.
A inovação atende a alguns propósitos, e inovar por inovar significa gastar dinheiro à toa. Esse é o primeiro ponto que você deve ter em mente, ao carregar o espírito inovador para o seu restaurante.
Neste artigo, o nosso objetivo é organizar algumas ideias para você, de modo que adote boas práticas de inovação sem apelar para modismos. Leia até o fim e veja ótimos exemplos e ideias para aplicar!
A importância de inovar e surpreender
Inovação sempre existiu, e há muitos anos está atrelada ao aumento das vendas e a um diferencial competitivo nas empresas. No entanto, com o crescimento do uso da internet e as tantas ferramentas que ela disponibiliza, esse conceito ganhou papel central.
Assim, inovar é quase sempre associado a conseguir diminuir custos com boas ideias, adotar ferramentas que permitam melhor conhecimento do público-alvo, medir desempenho por meio de softwares etc.
Não é exagero dizer que todas essas intervenções tecnológicas só fazem sentido se servirem a um propósito: tornar o seu restaurante mais próximo dos seus consumidores.
Tanto atraindo mais deles quanto aproximando-os em outros aspectos — ouvindo a opinião deles, por exemplo — entender o comportamento de quem compra seus produtos é sempre o melhor uso da tecnologia.
Portanto, se você não sabe onde inovar, comece por esse ponto. Faça uso da grande revolução que a internet promoveu, que foi aproximar as pessoas e compartilhar seus gostos e opiniões.
Mantenha-se atento ao uso de novas tecnologias, redes e mídias sociais e ferramentas de inovação de qualquer espécie. Saiba que muitas delas não vão ser de serventia para você, enquanto outras podem se tornar cruciais para o seu negócio.
5 ideias inovadoras para restaurante
Separamos algumas ideias para inspirar a sua inovação. Como você deve imaginar pelo que leu acima, elas vão apontar sempre para um melhor relacionamento com o seu consumidor, seja nas redes sociais, seja promovendo mais vendas ou melhorando o relacionamento com ele.
Repare que, embora a tecnologia esteja presente em várias dessas ideias, isso não significa que inovar dependa sempre de algum aparato ou investimento tecnológico.
Muitas vezes, essa palavra quer dizer apenas usar a criatividade para solucionar um problema de maneira simples e barata.
1. Drinks e outras bebidas originais
Inovar no cardápio é sempre uma boa. Primeiro, porque quem conhece um novo restaurante ou bar gosta de saber que encontrará ali muitas opções. Em segundo lugar, porque os clientes assíduos vão acabar se cansando de comer e beber as mesmas coisas.
Assim, há inúmeras opções para acrescentar: drinks criados por seus próprios colaboradores, cervejas artesanais de produtores locais, bebidas com ingredientes temáticos ou exóticos e muito mais.
2. Espaços “instagramáveis” no restaurante
São espaços especialmente decorados, de modo a chamar a atenção dos clientes, fazendo com que tenham vontade de se fotografarem no local e postarem no Instagram.
Como conceito, ainda é algo bem novo, mas já faz um tempo que faz parte da prática das pessoas. Sendo o Instagram a rede social do momento, tudo vira motivo para uma foto. Logo, se o seu consumidor achar o ambiente confortável, inusitado ou bonito de alguma maneira, você pode ter a sua marca exposta gratuitamente no perfil dele.
Ao criar o seu ambiente “instagramável”, lembre-se de escolher uma hashtag para representar seu restaurante e deixá-la visível no espaço. Assim, o seu cliente vai incluí-la na foto, gerando engajamento e visualizações para o seu bar ou restaurante.
3. Mistura de sabores e culinárias
Bares e restaurantes temáticos têm forte apelo comercial. As pessoas consideram a gastronomia uma experiência, algo que vai muito além de matar a fome.
Logo, oferecer sabores culinários de outros países ou regiões agrega muito valor aos pratos, e eles passam a ser mais desejados e, consequentemente, mais caros. Se você for capaz de misturar mais de um tipo de gastronomia, então, melhor ainda.
Ao fazer isso, lembre-se de dar uma unidade temática, de modo a não permitir que as coisas fiquem confusas para o cliente. Por exemplo, servir comida australiana e mexicana no estabelecimento pode não ser uma boa ideia, mas criar um tour por países asiáticos é muito bom.
Da mesma maneira, você pode investir em frutas do cerrado brasileiro, dividir seu cardápio entre sabores do nordeste ou do sul do Brasil e assim por diante.
Tudo isso, claro, dependendo do seu talento gastronômico e o dos seus cozinheiros. Evite incluir comida de regiões cujas técnicas culinárias você não domina ou não está acostumado.
4. Menus especializados
Segundo dados do IBOPE, cerca de 14% da população brasileira é composto por vegetarianos. Se somarmos a esse número os veganos e consumidores com algum tipo de restrição alimentar — intolerância a glúten ou lactose, por exemplo — com certeza os números vão convencê-lo a manter um menu especializado.
Você não precisa manter exclusividade nesse tipo de comida. Incluir opções à parte para consumidores diferentes já garante um público-alvo maior.
5. Quiosques digitais para fazer o pedido
Ainda que isso pareça algo trivial, é bom lembrar que os consumidores adoram opções cômodas e têm especial apelo para soluções tecnológicas.
Os quiosques digitais permitem que o pedido seja feito sem esperar pelo garçom, e vão ficar ótimos se forem utilizados junto aos seus espaços instagramáveis, por exemplo. O investimento traz retorno para você do ponto de vista da inovação, que atrai os clientes, e da economia de tempo com os pedidos, o que também ajuda a operacionalizar.
Essas foram algumas ideias inovadores para restaurante. Mas para além do clichê da inovação, é preciso saber distinguir vantagens reais nessas iniciativas. Assim, você parte de necessidades verdadeiras do seu negócio e as soluciona fazendo uso do apelo digital e tecnológico. Os clientes reconhecem o seu esforço e inventividade e acabam se fidelizando pelo aspecto original e o excelente atendimento.
Outra área em que a inovação e a tecnologia têm papel de destaque é o marketing digital. Por sinal, como anda o seu? Veja as boas práticas que recomendamos para você gerir seu bar ou restaurante!